Skip to content

De quem é a culpa?

October 6, 2013

É muito fácil apontar o dedo e creditar a alguém a culpa de uma derrota. Culpar o juiz por um impedimento não marcado, o técnico por uma modificação errada ou o goleiro por uma falha incrível. Muita gente faz isto, embora o correto seja analisar o jogo inteiro. O editor deste post preza pela cautela. A derrota do Paysandu para o São Caetano, ontem em São Caetano do Sul, foi justa e fruto da incompetência da equipe, que “reabilitou” mais um adversário na Série B. Para quem não sabe, o time do ABC Paulista estava na vice-lanterna e há 5 jogos sem ganhar.

O principal culpado pelo fracasso bicolor é o ataque. Eduardo Ramos teve uma chance clara logo no começo do jogo e parou em Júnior Belliato. Dennis, no início da etapa final, também desperdiçou oportunidade real de gol. Esta ineficiência não vem de hoje. Em Arapiraca, diante do ASA (que só perdeu depois de empatar com o Paysandu), foram três gols perdidos e o castigo veio a poucos minutos do final. É algo impressionante. O Paysandu ganha um jogo em Belém e todo mundo esquece, mas na Curuzu o Papão também é ineficiente nas finalizações. Além disto, falta força no jogo aéreo em faltas e escanteios e apenas Eduardo Ramos e Zé Antônio chutam de fora da área.

A vitória do São Caetano começou a ser desenhada com gol de Fred, um dos três zagueiros que balançaram a rede do Paysandu ontem. O camisa 4 do Azulão chutou de longe e Paulo Rafael “aceitou”. O goleiro bicolor viveu ótima fase em 2012, mas não foi o mesmo depois que se lesionou gravemente. Paulo falhou também diante de Ceará e Guaratinguetá (a sorte foi que Alex Afonso meteu o braço na bola e o lance foi invalidado) nesta Série B. Talvez ele siga como titular pelo fato de Benazzi estar em Belém faz pouco tempo, mas o autor deste texto não se surpreenderá com uma possível mudança no gol para o jogo contra o Boa Esporte.

Vágner Benazzi errou na escalação. Ele mesmo falou que Raul entrou no time e Pablo foi lateral-esquerdo diante do Guaratinguetá para anular o jogo aéreo do adversário, mas contra o São Caetano não havia necessidade disto. Alex Gaibu deveria voltar à linha de defesa e Pablo para o centro dela, com Heliton atuando pela esquerda na linha de 3 meias. Além disto, o técnico demorou demais a tirar Dennis, que também desperdiçou oportunidade clara na partida contra o Guará. Benazzi não tem culpa das chances que os jogadores perdem, mas errou na escalação e demorou a mexer.

Yago Pikachu e Raul não fizeram tanta falta ao Paysandu. É lógico que a ausência deles não foi a causa principal da derrota de ontem. Na opinião deste blogueiro, Dennis tem que voltar para o banco, Pablo deve retornar à zaga e Yago Pikachu à lateral-direita. Max fez um bom primeiro tempo, mas caiu de rendimento no segundo e falhou no terceiro gol do São Caetano. Dirceu não comprometeu, mas Pablo é quem deve ser o parceiro de zaga de Fábio Sanches. Por sorte, o Atlético Goianiense não venceu e o Papão continua fora do Z-4 (16º, com 28 pontos). Vanderson, expulso infantilmente, cumprirá suspensão. Oremos para que a vitória venha diante do Boa Esporte, pois o time de Varginha foi derrotado nos últimos 4 jogos e nós sabemos qual é a especialidade do Paysandu na atual Série B.

*Post publicado às 11h45 do dia 06 de outubro de 2013.

From → Futebol Paraense

Leave a Comment

Leave a comment